Deputado RUBENS BUENO (foto), do PPS/PR é autor do Projeto de Lei 5070/2013 , aprovado pelo Congresso Nacional, que põe o Brasil na contra mão de todos os acordos para preservação do Meio Ambiente firmados pelo Brasil até hoje.
Referido PL, atualmente Lei 13.290/2016 obriga os motoristas ao dirigirem em rodovias , liguem os faróis dos seus veículos, quaisquer que sejam eles – DURANTE O DIA. Desobedecer esta Lei o motorista será penalizado com multa de R$ 85,00.

De acordo com o Engenheiro Alexandre G. Valante, as consequências desta medida são:

“Maior consumo de combustível, já que a energia elétrica do automóvel vem da queima de combustível fóssil com emissão de CO2 .O sistema de iluminação do automóvel chega a consumir 1/4 CV da potência do motor e basta multiplicar pela frota circulante para obter números astronômicos de queima adicional de combustível.”

Lamentavelmente a medida de autoria do deputado, hoje já convertida em Lei, será objeto de Representação pelos advogados da Associação Viva Bicho perante o Ministério Público Federal por violar o art. 225 da Constituição Federal, além dos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.