CEARÁ E CONSELHO DE MEDICINA VETERINÁRIA FIRMAM ACORDO PARA ABATE A TIROS DE 6.000 CAVALOS

tiro cavalo

O motivo: O Estado do Ceará, através da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI– justificou o uso de rifle sanitário devido à enorme quantidade de animais que devem ser sacrificados, ao pequeno número de servidores legal e tecnicamente habilitados, e a impedimentos na aquisição de fármacos anestésicos, além da necessidade de adequação ao controle e armazenamento destes anestésicos, que são drogas controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A @adagri afirmou que já solicitou as substâncias químicas necessárias à execução de eutanásia dos cavalos e que, atualmente, a solicitação se encontra na Central de Licitação da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE).

A Associação Viva Bicho ajuizou Ação Civil Pública contra o ESTADO DO CEARÁ (AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ- ADAGRI) – UNIÃO FEDERAL (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA) e CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ  que tramita na 4ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL NA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ sob o número 0808440-95.2015.4.05.8100 . O processo será julgado pelo Juiz JOSÉ VIDAL SILVA NETO.

A Associação Viva Bicho requereu a suspensão liminar  da execução de eutanásia por meio de tiro de rifle, mas o Juiz negou. Houve Recurso contra a decisão, tendo sido também negado pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região.

Lamentavelmente a nossa Região Nordeste remete a técnicas medievais e cruéis para resolver supostos problema de saúde pública.

Esperamos sensibilidade das autoridades e mobilização da proteção animal para que estes tempos sejam superados!

Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Ver localização no mapa
Av. Bezerra de Menezes, 1820 – São Gerardo, Fortaleza/CE – CEP: 60.325-002 – Fone: (85) 3101.2500 / Fax: (85) 3101.2499 . Twitter

CRMV-CE- Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará -Rua Dr. José Lourenço, 3288, Joaquim Távora – Fortaleza-CE – CEP 60.115-282  – Fone/Fax: (85) 3272-4886 (PABX) – Página no Facebook

inimigo dos animais