O Major da Polícia Militar Ambiental de São Paulo – Marcelo Robis Francisco Nassaro,  afirma que os maus tratos contra os animais estão diretamente relacionados à violência contra as pessoas.

Ele destaca que a análise das ocorrências envolvendo animais pode evitar futuros crimes contra pessoas.

Para o Militar, o atendimento policial de tais infrações deve ter o status de “ocorrências com violência” e propõe a investigação de outras formas de violência ligadas a membros da família onde aconteceram os maus tratos de animais, encaminhando-se os dados coligidos ao setor de assistência social do município, a fim de que haja acompanhamento especializado, no intuito de quebrar-se o ciclo de violência, porventura instalado.

Daí falar-se no link e o ciclo de violência, ou seja, existiria uma relação entre a violência doméstica e a violência contra os animais.
Nesse mesmo sentido, a ONG americana PET – ABUSE.COM, em seu sítio eletrônico (www.pet-abuse.com), afirma que desde a década de 70, o Federal Bureau Investigation (FBI) estuda o link existente entre a violência contra animais e assassinos seriais.
Para ler mais sobre o assunto sugerimos a leitura do livro: